Executamos a drenagem que é a ação que tem por objetivo escoar a água que pode acumular no terreno. A drenagem é feita com DHP (dreno horizontal profundo) consiste em elementos para captação de águas distantes da face do talude antes que elas aflorem ali. A drenagem é de grande importância para evitar diversas patologias. Lembrando que a instabilidade de taludes ou muros de contenção pode ser causada pelas falhas na drenagem do solo, por falta do DHP (dreno horizontal profundo).
Nossas equipes também são especialistas na estabilização de taludes, que é uma técnica recomendada para contenções, prevenindo ou evitando diversos problemas como, por exemplo, os deslizamentos. A estabilização de taludes tem como função a melhoria do solo, por meio de drenagem, chumbadores, tirantes, solo verde ou concretos projetados.
Outra atividade que a RFS realiza é conhecida como bate choco em rocha, que identifica e determina os blocos e lascas de rocha instáveis que se encontram praticamente soltos e precisam ser retirados. O abatimento de chocos é uma ação preventiva, que envolve uma inspeção visual, sonora e mecânica e exige muita atenção.
O reforço de fundação é um conjunto de técnicas e processos que utilizamos para fortalecer a base de uma estrutura existente, tornando-a capaz de suportar as cargas e minimizando o risco de danos estruturais. Algumas das técnicas que utilizamos são micro ancoragem, injeção de calda, poliuretano estrutural, dentre outros.
Também realizamos o reforço de solo, fazendo a introdução de materiais resistentes à tração que aumentam a resistência do maciço, como o poliuretano estrutural e a calda de cimento.
Um dos serviços que mais executamos em geotecnia pela RFS Engenharia & Geotecnia é a injeção de calda de cimento para o tratamento de solos e rochas, promovendo várias melhorias para situações especiais de engenharia. Com a injeção de calda é possível melhorar a estabilidade do solo. Utilizamos a injeção de calda também em tirantes e chumbadores. A injeção de calda de cimento aumenta a impermeabilidade, por isso também injetamos no montante de barragens, através de furos primários, secundários e terciários.
Temos muita experiência na aplicação de concreto projetado. Para o lançamento do concreto projetado utilizamos um mangote, isto é, uma tubulação, de alta pressão. Ela lança pneumaticamente o concreto com uma velocidade altíssima na superfície que irá recebê-lo. Graças à força do impacto, o material adere à superfície e fica muito bem compactado. Utilizamos o concreto projetado na estabilização de encostas, reforço estrutural de lajes, vigas, pilares, paredes de contenção, construção de piscinas e reservatórios, barragens e paredes de concreto armado.
Executamos obras de contenção com tirantes, que têm a função de garantir estabilidade e segurança às inclinações de taludes com a intenção de que eles se mantenham em perfeitas condições e livres de deslizamentos. Os profissionais da RFS já realizaram diversas obras de contenção de encostas com tirantes, que é uma técnica que aumenta a eficiência da contenção e alcança uma maior profundidade de escavação sem correr riscos.
Fazemos a contenção de taludes, que podem ser realizadas com técnicas diferentes, dependendo do estudo detalhado da área e do projeto. A intenção é que eles se mantenham em perfeitas condições e livres de deslizamentos ou outros acidentes que possam interferir no seu empreendimento.
Outra técnica que realizamos é o solo grampeado verde, uma técnica utilizada para melhorar as condições do solo, promover a contenção de encostas e taludes, tanto naturais quanto artificiais. Algumas das vantagens do solo verde são a menor agressão ao meio ambiente e o custo mais baixo.
Executamos a técnica de solo grampeado, que faz a estabilização e reforço de solo. É executado com o auxílio de chumbadores, concreto projetado e uma drenagem eficiente. Solo grampeado garante agilidade, segurança e economia às obras.
Fazemos piezômetros, que são instrumentos empregados com a função de identificar as condições geológicas da área em estudo e monitorar as águas subterrâneas. Para executar corretamente o piezômetro, é imprescindível estudar previamente o lençol freático.