RFS ENGENHARIA

BLOG RFS

Parede de concreto com uma trinca
  • By rfsengenharia_acesso
  • 25 de março de 2025
  • 0 Comment

Como utilizar a injeção de epóxi para reparar fundações

Fundações de concreto fornecem suporte sólido para qualquer construção. No entanto, como nada dura para sempre, pode ser que você precise fazer reparos na sua fundação usando epóxi. Alguns desses reparos podem exigir intervenção profissional, enquanto outras vezes você mesmo pode fazê-los. Nesses casos, aqui estão algumas dicas preparadas pela RFS Engenharia sobre o que evitar ao reparar suas fundações de concreto com epóxi.

Para uma fundação de concreto, fique longe de agregados muito úmidos.

Agregados são um conjunto de materiais inertes, de origem mineral ou vegetal, utilizados na composição de argamassas e concretos. Ao adicionar agregados ao epóxi, atenção especial deve ser dada ao teor de umidade do material, que deve ser muito baixo. Para fazer argamassas ou rejuntes que serão usados ​​para reparar rachaduras na fundação, escolha um agregado que contenha menos de 0,2% de umidade. Portanto, evite utilizar areia armazenada em pilhas, pois seu nível de umidade pode exceder significativamente a porcentagem recomendada.

Um epóxi bem misturado para uma base solidamente reparada

Epóxi é uma substância formada a partir de uma mistura de moléculas contendo epóxidos. A maioria dos epóxis pode tolerar misturas fora da proporção de até 5%. Recomenda-se não exceder 5%, pois algumas misturas podem endurecer excessivamente se compostas por uma proporção maior. Pessoas que optam por misturar suas próprias misturas usam copos medidores de plástico para garantir que estão usando as proporções corretas. Lembre-se de fazer o mesmo para evitar problemas.

Segurança em primeiro lugar: vista o equipamento certo antes de manusear epóxi

Embora o epóxi seja um material seguro, ele ainda é um produto químico. Para evitar efeitos tóxicos do produto, recomenda-se o uso de equipamentos de segurança adequados. O equipamento mínimo de proteção para misturar epóxi inclui óculos de segurança, luvas de borracha, mangas compridas e calças. Mesmo que você seja um reparador experiente, não negligencie esses elementos de proteção.

Epóxi e substratos sujos: dois inimigos que dificultam o reparo de fundações de concreto

Quando se trata de trabalhos de construção ou reforma, nunca é recomendável pegar atalhos. Se você precisar realizar qualquer trabalho de reparo que envolva epóxi, tome as medidas adequadas para garantir que seu projeto de reparo de fundação seja executado corretamente. Portanto, certifique-se de limpar bem a superfície que receberá o epóxi. Resíduos, sujeira e óleo podem diminuir o nível de adesão do epóxi. Para máxima aderência, você pode sempre lixar levemente a superfície.

Leia todos nossos artigos!

O que é o epóxi

Trata-se de um material extremamente adesivo que deve ser mantido longe de fundações móveis O epóxi proporciona extrema adesão. Por outro lado, é um material muito inelástico. O concreto usado para fazer as fundações se expande e contrai dependendo das variações de temperatura. Para obter todos os benefícios do epóxi, evite aplicá-lo em rachaduras ou juntas móveis, pois o reparo pode falhar.

O epóxi é um material incrível que já provou sua eficácia e versatilidade inúmeras vezes. No entanto, como acontece com qualquer material, há certas ressalvas e precauções a serem tomadas para aproveitar todos os benefícios. Esperamos que essas dicas sejam úteis quando você decidir consertar sua fundação de concreto com epóxi.

Para mais informações ou para reparar suas fundações de concreto usando um serviço profissional, entre em contato com a RFS Engenharia. 

O procedimento de injeção

O procedimento para reparar uma rachadura consiste em:

Perfurar furos ao longo da fissura da fundação em intervalos determinados em na angulação correta para alcançar a fissura através do meio da parede de fundação de concreto:

Limpeza de furos e rachaduras na superfície do concreto:

Selagem da fissura superficial com gesso epóxi, para conter o líquido de injeção:

Pré-inserção de portas de injeção mecânica de metal em cada um dos furos:

Injeção de alta pressão de poliuretano flexível ao longo de toda a fissura do concreto, da base ao topo da fundação.

Gostaria de ver o processo em ação? Assista ao nosso vídeo sobre como reparar rachaduras por dentro.

Os processos

O reparo de fissuras internas em fundações de concreto pode ser feito usando dois métodos de injeção: alta pressão ou baixa pressão. Para essas injeções, usamos dois tipos de produtos: poliuretano e epóxi, cada um com propriedades muito diferentes.

As vantagens da injeção

Esta técnica pode ser realizada em qualquer época, independentemente da estação do ano. Portanto, é eficaz em todas as condições, mesmo se houver infiltração de água.

O resultado do reparo é instantâneo e a selagem da fissura em suas fundações é completa graças aos produtos de alto desempenho (grande flexibilidade, excelente aderência e significativa força de tração).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero solicitar um orçamento